Pages

quinta-feira, 24 de outubro de 2013

O mundo e a Obesidade

Olá gostosuras da minha vida!
Como vocês estão? Tá quente por ai? Pq Sorocaba tá um forno! Tá dificiiiiirrrr!
Trago pra vocês hoje um texto que minha amiga Fernanda de Castro me enviou.
Ela sabia que eu ia ficar mexida com o conteúdo e faria algumas reflexões. 
No meio d'um borbulhão de pensamentos, fiz três:

1° Ditadura da Magreza X Ditadura da Obesidade
Será que estamos trocando a Ditadura da Magreza pela Ditadura da Obesidade? Gordo que se ama, deve permanecer gordo, mesmo com a saúde fodida pela obesidade? Na minha opinião, se ele quiser permanecer assim, sim. Se ele quiser levar uma vida desregrada, mesmo com a saúde fodida e estiver se sentido bem dessa forma é um direito dele. Isso se chama livre arbitrio. Cada um tem o direito de fazer o que quiser com a própria vida. Quem sou eu pra apontar o dedo pra ele e dizer que ele tem que tomar vergonha na cara e procurar um nutricionista, exercicios e emagrecer.
O que eu acho que não pode acontecer é a pessoa não estar bem gorda, querer mudar, mas não faz isso por se importar com o que os outros vão pensar dela. "Michelle, ta doida? Quem vai criticar alguém por deixar de ser gordo?" Criticam, colega. Principalmente se você, algum dia, levantou a bandeira Plus Size. Se você levanta a bandeira Plus Size, você não pode emagrecer, ou então está "traindo o movimento". Sim, já vi isso acontecendo!

2° "Pau que dá em Chico, dá em Francisco."
Só os gordos precisam cuidar da alimentação, fazer exercícios físicos e manter hábitos saudáveis?
A maioria dos discursos sobre vida saudável, tem em seu conteúdo a frase "estudos apontam que a obesidade é a causa(...)". Mas não são só os gordos que precisam se cuidar não, minha gente. Todo mundo ai deve conhecer um magrinho que tá com a glicose nas alturas, com o colesterol descontrolado, trigliceres no pico. Mas no caso dele deve ser genética né? ^^* Não é uma vida de maus hábitos, afinal, ele não é gordo. A vida só foi má com ele. #ironia
Todo mundo precisa se cuidar! Gordos, médios, magros. Quem tem histórico de doenças na família e quem não tem.
Vamos ser sinceros? A maioria dos "discursos de saúde" são "discursos de vaidade" disfarçados.
Tanto são, que a primeira coisa que dizem quando você começa a emagrecer é: "Nossa! Está ficando linda!" #pokerface

3° Adaptação
O mundo vem se adaptando a nova realidade. A população gorda existe e aumenta a cada dia! E não consomem só comida não, galera! As empresas já estão enxergando isso. Cadeiras maiores e que suportam mais peso, camas e bancos de carros maiores, espaços reservados para obesos, etc.
O Governo também precisa se adaptar. Se os gastos da saúde com problemas decorrentes da obesidade são enormes, parem com a roubalheira e invistam mais na saúde. O gordo tem o direito de permanecer gordo, se ele quiser. E se ficar doente, tem direito a tratamento, como qualquer outra pessoa.
São adaptações a passos lentos. Inclusive, e principalmente, adaptação da CABEÇA das pessoas!
Infelizmente as pessoas ainda não se adaptaram a essa nova realidade. Gordos existem, estão no mundo, você vai precisar dividir espaço com eles e respeitá-los! 


Acho que parei por aqui. Qualquer coisa faço um uptade depois. :)
É uma discussão complexa e extensa. Há quem concordará comigo e quem dirá que é discurso de gorda. Nem ligo! Hahaha :P
Um recado? Viva e deixe o outro viver!
Você não tem absolutamente nada com a vida da outra pessoa, mas tem a obrigação de respeitá-la e deixá-la livre para conduzí-la como desejar.

Respeito, minha gente. Respeito sempre foi a palavra da vez!




4 comentários: